• Subcribe to Our RSS Feed

Abhyanga

AbhyangaO que é Abhyanga?

Abhyanga significa, em sânscrito, untar, friccionar com óleo, Abhyanga pode ser aplicado pela própria pessoa como automassagem, por um praticante ou, sincronicamente, por dois ou mais praticantes (a quatro mãos).

Os poros da pele funcionam como verdadeiros “filtros” que selecionam e absorvem os óleos e o conduzem até os tecidos, purificando, limpando e fortalecendo os dathus (tecidos).

Após absorvidos, os óleos carream as substâncias tóxicas até o intestino grosso para serem eliminadas, e desta forma dão aos tecidos vitalidade e vigor. Além de eliminar escórias e produtos da digestão celular, ela nutre e fortalece todo o organismo.

Em Ayurveda a massagem é recomendada como prática a ser realizada diariamente, principalmente pela manhã. Ela deve ser parte do Dinachyaria, ou rotina do dia-a-dia.

Indicações:

Melhora a circulação venosa e linfática, remove edemas, tonifica os músculos, atua melhorando os aparelhos respiratório, digestivo, indicado em fadiga crônica, artralgias e nevralgia, muito bom resultado em algias miofasciais, favorece maior resistência física, ao sono e aos órgãos sensoriais e motores. Excelente contra o estresse e alterações emocionais reativas.

Benefícios da aplicação de Abhyanga:
• Produz suavidade, força e dá cor à pele
• Diminui efeito do envelhecimento
• Melhora a visão
• Alimenta os tecidos do corpo
• Aumenta a longevidade
• Beneficia o adormecer
• Beneficia a pele
• Aumenta a adaptação do corpo ao estresse
• Dá firmeza aos membros
• Dá vigor aos Dhatus
• Estimulas os órgãos internos e melhora a circulação
• Pacifica Vata e Pitta

Benefício da aplicação do óleo na cabeça (Murdha taila):
• Faz o cabelo crescer com força e brilho
• Suaviza os olhos
• Remove asa rugas faciais

Beneficio da aplicação do óleo nas orelhas (Karna purna):
• Beneficia desordem auditivas devida à desarmonia de Vata
• Beneficia rigidez do pescoço
• Beneficia rigidez da mandíbula

Beneficio da aplicação do óleo nos pés (Padaghata):
• Retira a aspereza da pele, contraturas, fadiga e dormência dos pés
• Dá firmeza na deambulação
• A visão é melhorada
• Vata é pacificado
• Melhora ciatalgias
• Veias e ligamentos locais são beneficiados

Sneha (óleo) assimilado na superfície do corpo humano dá tônus e vigor aos dathus da mesma forma que a água dá vigor às raízes de uma árvore que necessita alimento para se nutrir e sobreviver.O uso de óleo no banho faz com que o óleo penetre no sistema através da entrada das veias (siras) e os ductos (dhamanis) do corpo, assim como péla raiz dos cabelos, e então revigora todo o corpo com sua própria essência.

Em algumas circunstâncias as efusões e fricções com óleo no corpo ou mesmo com Ghee (manteiga clarificada) deveria ser prescrita por uma pessoa preparada respeitando os doshas e também a estação climática imperante naquele momento. (Sushruta Samhita, Vol.2, ch24:21)

Esta passagem fica mais claro quando consideramos a constituição Vikriti e o ambiente externo para decidir quais os óleos deveremos lançar mão e quais são os mais indicados para manter um boa performance durante a massagem.

Se você tem mais de um dosha dominante no seu prakriti, você deverá pacificar os doshas de acordo com as estações do ano. Se você é Pitta-Kapha, deverá pacificar Pitta durante as estações de calor e Kapha durante as estações frias.Se você Se você é um Vata-Kapha dosha pacifique Vata durante o frio e secura e durante as trocas de estações e pacifique Kaphja durante o frio e clima úmido.

Pacificando Vata

As qualidades primitivas de Vata são: Secura, frieza, sutil e movente e áspero. A maioria destas qualidades são opostas às qualidades do óleo. É por isso que o óleo mormo é bom parta Vata. Se seu Vata é alto no seu prakriti ou vikriti, receba diariamente massagem com óleos que será muito benéfico. O Susruta diz: A desestruturação de Vata no seu corpo poderá ser restaurada com a adoção de massagem com óleos.

Tipos de óleos bons para reequilibrar Vata: Sésamo (Gergelim) É considerado o melhor. Ele é o melhor porque tem propriedades quentes. Se possível use óleos crus. Óleo de amêndoas e Mustarda são também boas escolhas porque são quentes. As ervas que devem ser escolhidas para esta fórmula têm qualidades de pacificar Vata. Para aumentar a força acrescente óleo de Ashwagandha ou óleo de Ashwagandha/Bala. O óleo Mahanarayan é feito com mais de 30 ervas e é tradicionalmente usado para dores articulares ou fraqueza dos membros,. Se o óleo for aquecido, o efeito é multiplicado e se tem grandes resultados. Seguido de um banho morno com óleos e um copo de gengibre os benefícios são sistêmicos.

Pacificando Pitta

As qualidades primárias de Pitta são: Preciso, quente, oleoso, leve, e que expele. Desde que Pitta esteja muito aumentado, torna-se necessário utilizar o óleo medicado para reduzir os sintomas como Irritação de pele, rashes cutâneos, prurido. A adição de ervas melhora as propriedades do óleo.

Tipos de óleos bons para Pitta: aplicando óleo de Bhringaraj ou óleo de Brahmi na cabeça e nas solas dos pés na hora de dormir, diminui Pitta e melhora o sono. Se você quiser usar óleo para Pitta deverá escolher óleo de girassol ou de côco para a massagem abhyanga. Se o paciente fica muito tempo no sol você poderá adicionar óleo de Neem para reduzir Pitta na pele. Para obter efeitos sedativos, tenha certeza que está aplicando os óleos refrescantes no corpo da pessoa que tem desequilíbrio de Pitta, observando especialmente este detalhe na época de verão.

Pacificando Kapha

Susruta diz que a massagem reduz as gorduras, clareia e amolece os tecidos e a pele e dá firmeza aos membros Sushruta (Sushruta Vol.2, 24:28) “A oleação dá um suave brilho na pele e protege contra a agravação de Kapha e Vata, melhora a cor e a força e dá nutrição básica aos principais tecidos do corpo” (Sushruta Samhita, Vol.2, cap 24:15-17)

As principais qualidades de Kapha são: Untuosidade, frieza, pesado, vagaroso, mole, suave e estático. Os óleos e as qualidades de Kapha dividem as propriedades de terem as mesmas características.Se usarmos óleo frio, fatalmente vamos incrementar o dosha Kapha. Entretando, as ervas quentes adicionadas ao óleo dão a ele propriedades de aquecimento e desta forma podem diminuir Kapha.

Melhores óleos para Kapha: abhyanga realizada com óleos mornos são apropriados para reduzir Kapha. Enquanto o óleo de sésamo, milho e mustarda são de qualidade “quente”, óleos com ervas são sempre as melhores escolhas para Kapha, pois eles aumentam as propriedades dos óleos indicados para diminuir Kapha. Os óleos indicados para massagem nos desequilíbrios de Kapha são utilizados em massagem em todo corpo. Se a escolha for para óleo de gergelim, faça opção pelo óleo cru (não tostado) pois este é mais barato e não tem o cheiro forte do tostado.

Rotina do Abhyanga

Usando o óleo de massagem diariamente, a pessoa se envolve com um bem estar devido ao toque, e também fortalece os órgãos que ficam vigorosos, dando boa aparência e uma sensação de rejuvenescimento. (Charaka Samhita Vol. 1, V: 88-89)

(Fonte: Charaka Samhita, Susruta Samhita e Ashthanga Hrdavam)