• Subcribe to Our RSS Feed

Shirodhara

shirodaraA terapia das revelações

“Enquanto o homem for incapaz de controlar suas emoções ou de tornar-se consciente das inúmeras maneiras secretas pelas quais os fatores inconscientes se insinuam nos seus projetos e decisões, certamente não será seu próprio dono.” (Carl Gustav Jung)

Estamos desenvolvendo uma pesquisa sobre uma técnica onde se usa o Shirodhara, terapia milenar indiana,

como fator facilitador de abertura do inconsciente, quando colhemos imagens e símbolos que, desvendados, tratam medos, pânicos, depressão entre outras, com resultados muito animadores. Trata-se de uma pesquisa inusitada, já que a técnica é usada na Índia como calmante e descongestionante de sinusites entre outras.

Técnica:

Shiro quer dizer “cabeça” e dhara significa goteira ou como uma linha. Este tratamento é o mais comum usado na preparação da mente para atingir o equilíbrio. Este tratamento despeja na região da testa óleo morno de sésamo com ervas medicinais, em um fluxo constante, particularmente entre as sobrancelhas, nas proximidades da região do terceiro olho, como se estivesse derramando um fio de azeite sobre a testa. Este procedimento torna-se de suma importância porque pacifica a mente e faz com que a untuosidade e leveza do fio de óleo transmita até as ondas cerebrais uma sensação de calma e lentidão. Este princípio colabora para que a mente entre em estado de tranqüilidade e sintonize canais de energia que se encontrem “desligados” ou “adormecidos” e desta forma, poderá transmitir ao consciente, situações reveladoras. Uma outra ação do shirodhara é de desobstruir os canais situados na cabeça e readquirir o fluxo energético original. Desta forma, trata rinites, sinusites, obstruções dos olhos e do fluxo emocional, acalmando o sistema nervoso central. Tem o efeito pacificador da mente e dos sentidos, liberando o corpo do estresse e com isso favorecendo os processos de cura.