• Subcribe to Our RSS Feed

Shirovasti

shirovastiPreparando os sentidos e as emoções para a cura.

O processo de cura começa em um nível sutil, não substancial, capaz de mudar qualquer estrutura e o comportamento. Os órgãos de sentidos, localizados na cabeça, estão ligados a todos os órgãos e elementos da natureza. Shirovasti é uma terapia que utiliza o poder medicinal das “pastas de ervas” e o poder transcendente dos óleos.

É um tipo de oleação aplicada na cabeça, que poderá conjuntamente ser utilizada com uma pasta medicinal, tendo objetivo principal equilibrar o organismo e a mente.

O óleo deverá ser aplicado na região do alto da cabeça, visando equilibrar a energia que situa-se naquela região (Prana) e os órgãos de sentidos. É também utilizada para tratar vários tipos de distúrbios, como veremos abaixo. É realizado mantendo o paciente assentado em uma cadeira confortável, quando após os preparativos preliminares, será derramado na cabeça uma quantidade de óleo capaz de manter um fluxo contínuo e constante por um tempo determinado pela gravidade da patologia a ser tratada. O ponto de partida é dado quando aplicamos a pasta (lepa) e logo após aplicamos o óleo (de acordo com o distúrbio). Sendo uma terapia preparatória para a remoção de escórias e produtos tóxicos do organismo, Shirovasti deverá ser aplicado após o paciente ter sido submetido à massagem com óleo (abhyanga) e sudorificação (swedana).

Indicações:

Paralisia facial e distúrbios da visão, dores, insônia, secura no nariz, boca e garganta, distúrbios urinários, enxaqueca, fraqueza nas articulações, cansaço mental, estresse, processos fóbicos, diminuição da memória, indigestão, faringite, conjuntivite, climatério, herpes anorexia, sensação de peso no corpo, sonolência, digestão lenta, sinusite, muco e obesidade.