• Subcribe to Our RSS Feed

Yoga

yogaO Yoga e a cura da consciência.

Apesar do grande conhecimento científico e de todas as informações que a humanidade alcançou, a mente humana vive um estado de insatisfação, que não pode ser preenchido através do intelecto, nem tampouco das posses.

Na busca incessante pela felicidade e pela realização, a maioria das pessoas se volta para objetos e acontecimentos externos. Entretanto, os objetos externos sempre fracassam quando pretendem trazer uma felicidade permanente.

A verdadeira felicidade e bem-estar são alcançados apenas na consciência interior e em nossa alma imortal, e não no mundo exterior, constituído de eternas incertezas.

O termo Yoga significa unificação, e remete à reintegração da vida individual à vida cósmica, que traz a completude e a paz. O propósito de toda prática yoguica é alcançar a verdade na qual a alma individual se identifica com a alma suprema, ou Deus.

Por trás das formas mutáveis da consciência existe um espírito imutável e sem forma que não modifica sua expressão ou sensibilidade, ainda que, às vezes apareça obscurecido em determinadas circunstâncias. Cada pessoa necessita experienciar a verdade dentro de si mesma. O Yoga oferece técnicas práticas para encontrar e experimentar essa verdade suprema. Apesar de ser um processo completamente científico, a meta é espiritual.

O Yoga tem a capacidade de minorar os problemas psicológicos, uma vez que leva a mente a se fundir novamente em sua fonte imutável de consciência pura, que constitui seu estado verdadeiro. A consciência mais profunda retém os samskaras, impressões habituais ou condicionamentos e traumas, que causam dor e influenciam negativamente. Com a prática do Yoga, essas impressões negativas podem ser transmutadas em samskaras positivos e elevados, possibilitando a cura da consciência.

O Yoga não se restringe a uma prática, mas a uma filosofia de vida, onde devem ser observados e trabalhados nossa conduta pessoal, social, hábitos, alimentação, e um esforço para desenvolver o amor, a compaixão, o espírito de serviço, a alegria, a amabilidade e todas as qualidades para tornar nossa vida mais feliz e transmitir isso as demais. Praticar Yoga é buscar a união do espírito, corpo e mente.